Eclesiologia é a parte da teologia responsável em estudar sobre a igreja. É aqui que somos possibilitados a entender o que é igreja, “a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos”. (GRUDEM, 1999 p.715). A palavra eclesiologia tem como origem duas palavras gregas, eclesio no grego Ekklesia, termo esse empregado para designar um ajuntamento, uma assembleia e possuiu o prefixo Ek, de fora, daí a expressão, “sair para fora”. E por sua vez logia, que vem da expressão grega logos, que quer dizer, palavra, lógica.

É através dessa disciplina que aprendemos que a igreja é visível a qual podemos enxergar de forma natural e que ela também é invisível, esta só Deus pode ver. Assim a eclesiologia vai nos fazendo entender essas particularidades pertencentes a igreja. É assim que vamos aprender sobre a igreja falsa e verdadeira, é através dessa importante parte da teologia que percebemos qual é a igreja verdadeira, aquela que não nega a divindade de Cristo nem tão pouco sua humanidade. Aquela que zela pela Palavra de Deus. Assim a eclesiologia é construída dentre outros aspectos inerentes a igreja em todo o seu contexto.

Por fim a eclesiologia nos faz enxergar o propósito da igreja de forma vertical, uma igreja que é adoradora do Deus vivo e no sentindo horizontal, uma igreja que evangeliza, uma igreja que dá suporte aos santos. Uma igreja que vai passar pela grande tribulação, mas que não vai perder a esperança de vida eterna.
“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”. (Fl 3.20, 21)

Por: Ronaldo Carvalho