O estudo sobre Jesus está no centro da teologia cristã. As demais doutrinas bíblicas estão sujeitas à correta compreensão da pessoa e da obra de Cristo. Desta forma, a Cristologia, que é a área da teologia sistemática que se ocupa desse estudo, tem um caráter hermenêutico.

Além da centralidade bíblica, o assunto cristológico sempre foi, ao longo do tempo, objeto de debate dentro e fora da igreja. Tanto o primeiro concílio ecumênico, no século 4, que combateu uma heresia que negava a divindade de Cristo, quanto a busca pelo Jesus histórico, a partir do século 19, que foi um esforço para descobrir, numa perspectiva histórica, como Jesus realmente era e o que ele fez, atestam a importância desse tema.

Semelhantemente, os crentes desta época que se propõem estudar sistematicamente as doutrinas bíblicas não devem ignorar a Cristologia, uma vez que o entendimento equivocado ou insuficiente sobre Jesus comprometerá toda a ortodoxia cristã. Portanto, além do assunto ser convidativo, ele é necessário e urgente. Os estudantes dessa disciplina teológica são desafiados a refletir e viver os efeitos da obra sacrificial de Cristo, bem como defender a sua plena humanidade e plena divindade, pois destas coisas dependem a vida e a teologia.

Por: Alex Rodrigues